quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Refletindo sobre a nossa língua portuguesa

No dia 19/06/2008 foi passado um filme cujo tema era o "assalto". A professora Adriana passou esse filme para que refletissemos sobre a norma padrão da nossa língua. No filme o que achei interessante é que os papéis estão invertidos, o bandido fala uma linguagem padrão e os policiais falando outra variante da língua que é a coloquial e cada erro gramatical dos policiais o ladrão matava um refém e no fim de tudo o próprio bandido acabou sendo refém também da própria língua portuguesa, utilizando a frase "DOA EM QUE DOER". Pensou que doa, doa a alguem então o correto gramaticalmente seria " DOA A QUEM DOER"O que podemos inferir é que somos reféns da norma padrão, nós vemos obrigados a utilizar outra língua que não é a nossa fala, não temos expresso o que a nossa língua é. A gramática não consegue abarcar toda a língua, por isso é necessário intextualidade. Trabalhar de forma que contemple os dois, mais mostrando ao nosso aluno que cada um tem uma fala e que devemos respeitar o outro com essa diferente variante. Mostrar que é necessário na escrita escrever bem, mais que também existe a forma coloquial que é falada por um grupo de pessoa e que não devemos falar que elas estão falando errado, pois há uma comunicação entre eles, porém na escrita é necessário deixarmos os vícios linguísticos e usarmos a linguagem padrão. O importante é que eles entendam que a nossa língua é muito rica e que existem vários gêneros linguísticos, como poemas, poesias, email, bula de remédio, receitas que estão ao nosso redor e é muito importante eles conhecerem todos esses gêneros, não apenas o gênero narrativo e descritivo, mais usarmos da nossa criatividade para proporcionar atividades novas onde eles aprenderão de forma bem mais prática e divertida de utilizarem a língua portuguesa. Eu tenho nesse bimestre trabalhado em sala de aula com alguns materiais que a professora Adriana nos proporcionou de excelente qualidade e que está dando resultado. Meus alunos das oitavas séries tem criado recadinhos e poemas que utilizam rima para dar o recado na hora do intervalo na rádio da escola, acho bem legal quando eles mesmo confeccionam o jornal da escola onde tem curiosidades e poemas estudados por nós em sala de aula.

A aula da caixa de poema foi muito bom para o meu aprendizado. Na semana cultural que teve na escola cujo autor foi Machado de Assis" teve apresentações de apólogos e pudemos estudar um pouco mais da vida desse autor. Meus alunos apresentaram pra mim em forma de seminário o que tinha aprendido sobre Machado, outros apresentaram o apólogo "escola" e "a linha e a agulha". foi montados salas onde tinha poemas enlatados, uma das dinâmicas que foi adotada pelo curso.Esse curso tem me dado muitas idéias para trabalhar em sala de aula e despertar o interesse dos alunos pela língua portuguesa.Me surpreendo em cada aula ministrada pela professora e aprendi a amar a linguística, pois confessor eu era totalmente tradicional , para mim eu estava enrolando meus alunos se trabalhasse outra coisa a não ser o que estava na gramática. Textos e debate dos textos eram raridades, hoje vejo que é mais importante estudar assuntos que estão na mídia e discutirmos sobre eles e depois disso trabalharmos a intextualidade. Tenho feito isso em sala e tenho tido exito.

Esse curso de Alfabetização e Linguagem tem sido um aprendizado para mim e a nossa instrutora é nota 1000.

A riqueza da língua portuguesa

Pensamento

SER PROFESSOR



É despertar a magia do saber; é abrir caminhos de
esperanças,

desvendar o mistério do cálculo, da fala e da escrita.

É criar o real desejo de ser.

É promover o saber universal, especializar políticos,
médicos, cientistas, técnicos, administradores, artistas...

É participar profundamente do crescimento social...

É trabalhar em grand mutirão lançando as primeiras bases

´que transformarão idéias em projetos executados em terra
firme ou em imensidão.

É não se dar conta da amplitude de um trabalho que é
missão

mover o mundo atraveés do operário ou presidente
que um dia passou por nossas mãos

A importância da Leitura e do educador

Um dos temas abordado no curso que me chamou bastante atenção, foi o do letramento, pois parte dos vários gêneros lingúisticos que temos.
A palavra letramento em si é o processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Notamos que antes mesmo da criança aprender a falar ela pode usar recursos da língua escrita e isso se dá pelo meio social em que a criança é inserida. Por isso é importante que os pais que tenham condições melhores ensinem a criança a criar o hábito pela leitura, mesmo que seja um simples gibi, um conto de fada, e livros infantis, pois o nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança e o adulto reconhece. A criança que se eenvolve no mundo da leitura ela desenvolve mais o seu intelecto, pois possuem mais informações do que outras crianças cujos pais não são letrados e que não tiveram a oportunidade de oferecer um mundo de leitura para seus filhos.
Na feira do livro que aconteceu em setembro e que finalizou no dia 07 de setembro, pude observar a presença de várias crianças de todas as idades e toda a classe social, alunos de escolas particulares e da rede pública, encantadas com o mundo da literatura, teve até contadores de histórias sentado no chão e ao seu redor criancinhas ouvindo atentamente o que eles contavam, achei isso muito bom. Assistimos uma palestra com a palestrante Lucília Garcez aposentada e escritora da UNB, onde relatou que até hoje trabalha na correção de redações feitas por alunos que estão fazendo o PAS.Ela relatou que os nossos alunos da rede pública estão escrevendo muito mal, e que estão errando demais a parte ortográfica erros segundo ela gritantes.
Precisamos ensinar os nossos alunos a gostarem de ler, não por dever, mais por prazer.Mais para isso para que eles gostem de ler é necessário conviver com a leitura e nós professores valorizar esse momento especial e impolgar o nossos alunos gostarem de frequentar uma biblioteca e ler um bom livro. Devemos ter um acervo de qualidade e pedir para os nossos alunos bem no início do ano letivo que eles tragam ou compre um livro.Assim criaremos um acervo de qualidade para todos.
Também foi falado que devemos criar um ambiente agradável para eles, podendo ser no pátio da escola, ou debaixo de uma árvore, onde acharmos melhor, onde eles sintam a vontade.
Por fim ela demonstrou gostar e passar esse gosto pela leitura para cada ouvinte naquele dia e falou que tinha paixão pelos livros de Guimarães Rosa e que devemos criar para nós mesmos desafios de leitura. Porque lê é tudo.
" Leitura e prazerosa e feliz se os nossos alunos descobrirem isso. Serão felizes pelo resto da vida".
Então como a oração dos educadores, temos uma missão muito grande nessa terra a de mostrar e abrir os olhos daqueles que não tem mais sonhos e nem expectativas de ter uma vida melhor e que a educação ainda é o melhor caminho para mudança de vida e nós educadores mesmo com todas as dificuldades que passamos em sala de aula, com o descaso dos nossos governantes, temos que pensar que esses pequenininhos precisam de nós sim, para ser um futuro profissional de qualidade e se não fizermos a nossa parte, deixarmos para a comunidade, eles serão os possíveis maginalizados e acabaram no mundo da sargeta.

Oração do Educador

Obrigada Senhor,
por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas
e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia,
mas é gratificante ver os objetivos alcançados,
na graça de servir.
colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador
para melhor poder servir
Abençoa todos
os que empenham neste trabalho
iluminando-lhes o caminho
Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida
e por fazer de mim
um educador hoje e sempre
Amém!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pensamento


Conto de Fadas


(Florbela Espanca)



Eu trago-lhe nas mãos o esquecimento

Das horas más que tenhs vivido, Amor!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Meu Memorial

Meu Memorial

Bem, nasci em Brasília e tive uma infância muito sofrida, passei por necessidades. Tenho tr