quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Refletindo sobre a nossa língua portuguesa

No dia 19/06/2008 foi passado um filme cujo tema era o "assalto". A professora Adriana passou esse filme para que refletissemos sobre a norma padrão da nossa língua. No filme o que achei interessante é que os papéis estão invertidos, o bandido fala uma linguagem padrão e os policiais falando outra variante da língua que é a coloquial e cada erro gramatical dos policiais o ladrão matava um refém e no fim de tudo o próprio bandido acabou sendo refém também da própria língua portuguesa, utilizando a frase "DOA EM QUE DOER". Pensou que doa, doa a alguem então o correto gramaticalmente seria " DOA A QUEM DOER"O que podemos inferir é que somos reféns da norma padrão, nós vemos obrigados a utilizar outra língua que não é a nossa fala, não temos expresso o que a nossa língua é. A gramática não consegue abarcar toda a língua, por isso é necessário intextualidade. Trabalhar de forma que contemple os dois, mais mostrando ao nosso aluno que cada um tem uma fala e que devemos respeitar o outro com essa diferente variante. Mostrar que é necessário na escrita escrever bem, mais que também existe a forma coloquial que é falada por um grupo de pessoa e que não devemos falar que elas estão falando errado, pois há uma comunicação entre eles, porém na escrita é necessário deixarmos os vícios linguísticos e usarmos a linguagem padrão. O importante é que eles entendam que a nossa língua é muito rica e que existem vários gêneros linguísticos, como poemas, poesias, email, bula de remédio, receitas que estão ao nosso redor e é muito importante eles conhecerem todos esses gêneros, não apenas o gênero narrativo e descritivo, mais usarmos da nossa criatividade para proporcionar atividades novas onde eles aprenderão de forma bem mais prática e divertida de utilizarem a língua portuguesa. Eu tenho nesse bimestre trabalhado em sala de aula com alguns materiais que a professora Adriana nos proporcionou de excelente qualidade e que está dando resultado. Meus alunos das oitavas séries tem criado recadinhos e poemas que utilizam rima para dar o recado na hora do intervalo na rádio da escola, acho bem legal quando eles mesmo confeccionam o jornal da escola onde tem curiosidades e poemas estudados por nós em sala de aula.

A aula da caixa de poema foi muito bom para o meu aprendizado. Na semana cultural que teve na escola cujo autor foi Machado de Assis" teve apresentações de apólogos e pudemos estudar um pouco mais da vida desse autor. Meus alunos apresentaram pra mim em forma de seminário o que tinha aprendido sobre Machado, outros apresentaram o apólogo "escola" e "a linha e a agulha". foi montados salas onde tinha poemas enlatados, uma das dinâmicas que foi adotada pelo curso.Esse curso tem me dado muitas idéias para trabalhar em sala de aula e despertar o interesse dos alunos pela língua portuguesa.Me surpreendo em cada aula ministrada pela professora e aprendi a amar a linguística, pois confessor eu era totalmente tradicional , para mim eu estava enrolando meus alunos se trabalhasse outra coisa a não ser o que estava na gramática. Textos e debate dos textos eram raridades, hoje vejo que é mais importante estudar assuntos que estão na mídia e discutirmos sobre eles e depois disso trabalharmos a intextualidade. Tenho feito isso em sala e tenho tido exito.

Esse curso de Alfabetização e Linguagem tem sido um aprendizado para mim e a nossa instrutora é nota 1000.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi,Elisângela!

Que bom que conseguiu postar suas reflexões! Que bom que nossos encontros,de alguma forma,têm feito diferença em sua prática docente.O mérito é todo nosso!
Abraços,
Adriana.

Cantinho da Elis disse...

obrigada professora por tantos materiais que tem nos oferecido isso nos oportuna a trabalhar em sala de aula de uma maneira rica e agradável.

dayvid disse...

oi sou dayvid estudante e letras
e goatria de alguma dicas de ortografia embora faça letras nao tenho dominio nela e para se ter controle sobre a turma e preciso mostrar como se escrever bem !!!
obg!!!