Um dos temas abordado no curso que me chamou bastante atenção, foi o do letramento, pois parte dos vários gêneros lingúisticos que temos.
A palavra letramento em si é o processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Notamos que antes mesmo da criança aprender a falar ela pode usar recursos da língua escrita e isso se dá pelo meio social em que a criança é inserida. Por isso é importante que os pais que tenham condições melhores ensinem a criança a criar o hábito pela leitura, mesmo que seja um simples gibi, um conto de fada, e livros infantis, pois o nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança e o adulto reconhece. A criança que se eenvolve no mundo da leitura ela desenvolve mais o seu intelecto, pois possuem mais informações do que outras crianças cujos pais não são letrados e que não tiveram a oportunidade de oferecer um mundo de leitura para seus filhos.
Na feira do livro que aconteceu em setembro e que finalizou no dia 07 de setembro, pude observar a presença de várias crianças de todas as idades e toda a classe social, alunos de escolas particulares e da rede pública, encantadas com o mundo da literatura, teve até contadores de histórias sentado no chão e ao seu redor criancinhas ouvindo atentamente o que eles contavam, achei isso muito bom. Assistimos uma palestra com a palestrante Lucília Garcez aposentada e escritora da UNB, onde relatou que até hoje trabalha na correção de redações feitas por alunos que estão fazendo o PAS.Ela relatou que os nossos alunos da rede pública estão escrevendo muito mal, e que estão errando demais a parte ortográfica erros segundo ela gritantes.
Precisamos ensinar os nossos alunos a gostarem de ler, não por dever, mais por prazer.Mais para isso para que eles gostem de ler é necessário conviver com a leitura e nós professores valorizar esse momento especial e impolgar o nossos alunos gostarem de frequentar uma biblioteca e ler um bom livro. Devemos ter um acervo de qualidade e pedir para os nossos alunos bem no início do ano letivo que eles tragam ou compre um livro.Assim criaremos um acervo de qualidade para todos.
Também foi falado que devemos criar um ambiente agradável para eles, podendo ser no pátio da escola, ou debaixo de uma árvore, onde acharmos melhor, onde eles sintam a vontade.
Por fim ela demonstrou gostar e passar esse gosto pela leitura para cada ouvinte naquele dia e falou que tinha paixão pelos livros de Guimarães Rosa e que devemos criar para nós mesmos desafios de leitura. Porque lê é tudo.
" Leitura e prazerosa e feliz se os nossos alunos descobrirem isso. Serão felizes pelo resto da vida".
Então como a oração dos educadores, temos uma missão muito grande nessa terra a de mostrar e abrir os olhos daqueles que não tem mais sonhos e nem expectativas de ter uma vida melhor e que a educação ainda é o melhor caminho para mudança de vida e nós educadores mesmo com todas as dificuldades que passamos em sala de aula, com o descaso dos nossos governantes, temos que pensar que esses pequenininhos precisam de nós sim, para ser um futuro profissional de qualidade e se não fizermos a nossa parte, deixarmos para a comunidade, eles serão os possíveis maginalizados e acabaram no mundo da sargeta.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário