quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Reflexão sobre os momentos vividos no curso

Os estudos discutidos nos encontros foram de grande valia e aprendizado, principalmente quando analisamos os livros didáticos que trazem assuntos que não competem com a capacidade que nossos alunos tem hoje em dia, por falta de letramento, que foi um assunto que gostei muito e até escrevi sobre isso em meu portfólio. Um outro assunto que gostei muito foi a avaliação, a forma de avaliar um aluno, sempre devemos olhar e se colocar no lugar deles, pois eles falam e escrevem de acordo com que ouve e escreve errado, então, temos que passar para eles a noção do que é certo dentro da linguística e o que é errado dentro do padrão exigido pela sociedade. Esses dois assuntos pesquisei bastante e foi de grande aproveito porque penso em fazer um mestrado abordando um desses temas, pois tenho notado o déficite que tem os nossos alunos, quando estão nas series finais, onde passarão para o ensino médio, sem base porque o que é de interesse de todos é a GRAMÁTICA e não a linguística, ensinar nossos alunos a ser pensantes, debatendo e dando base de leitura de livros paradidáticos com a finalidade de progressão, interagindo gramática com leitura e boa interpretação de texto, fazendo com que eles consigam passar para a terceira fase da leitura,interpretar o que está além das linhas escritas.
Nesse curso empenhei bastante para aprender novas técnicas didáticas que apliquei em sala, conforme meu depoimento. Procurei ler todas as apostilas dadas.Achei muito interessante também os vídeos de complementação,e o matérial dado pela nossa tutora.
Sempre procuro estabelecer relação entre o conteúdo abordado no curso e outros conteúdos já conhecidos.
Quanto ao meu portfólio ele contribuiu demais para o meu conhecimento porque amava as aulas e anotava tudo que a tutora Adriana falava, mais não escrevi pontualmente minhas anotações, porque pensei em fazê-lo virtualmente, como nossa tutora propôs, e acabei atrasando em escrever porque não conseguia postar minhas anotações porque simplesmente não salvava antes de postar e descobri isso muito depois, foi quando pedi ajuda para minha tutora e aprendi até com isso a montar um blog meu canto de anotações, que sempre vou estar e contiunuar escrevendo minhas esperiências vividas em sala de aula e servirá também para montar depois minha tese de mestrado quem sabe?
Ao escrever refletimos muito sobre o que foi proposto e discutido em nossos encontros até mesmo conhecendo autoras de livros, que tivemos que conhecer sair do nosso mundo escolar e crescer um pouco com conhecimentos de outras pessoas mais vividas.
Esse curso foi maravilhoso e aumentou demais meus conhecimentos e atribuo uma nota de 9,5, porque tive vários problemas nesse ano de 2008 de saúde e familiar e sentia muito quando tinha que faltar por causa da minha saúde que ficou muito frágil, com tantos remédios que as vezes não tinha nem condições de ir ao encontro, porém, todas elas apresentei atestado médico,menos uma do dia 28/10/2008 que está na minha escola, e não tirei cópia, mais está na escola com a coordenadora Silmara, mais ficou meio burocrático, porque ela já arquivou. Fora essas ausencias, sei que fiquei um pouco prejudicada em relação até mesmo aos debates e filmes e materiais novos que foram entregues pela tutora, mais valeu, esse curso foi maravilhoso, foi o primeiro curso que vi que todos da turma já estão sentindo falta, passou muito rápido, foi maravilhoso, quando não ia, sentia falta.
Críticas não tenho pra dar não, mas uma sugestão é que curso como esses deverão ser dado todos os anos para o nosso aprendizado e que eles sejão dados dentro da cidade em lecionamos( em Santa Maria), pois fica difícil a locomoção de quem não possui carro e algumas escolas ficam de difícil acesso. Por favor que o próximo seja dado EM SANTA MARIA. Obrigada
ELISÂNGELA Rodrigues

Um comentário:

palavraria disse...

Oi,Elisângela!
Estimo que sua saúde melhore!Pena não tê-la em nosso último encontro.
Até mais,
Adriana.