quarta-feira, 19 de novembro de 2008

avaliação e Aprendizagem

12º Encontro
" Avaliação é o fio condutor do fazer pedagógico"


Aula iniciada com a dinãmica do envelope
* Reflexão do grupo sobre o que é avaliação. Para que serve e de qual avaliação precisamos.
*Apresentação A "Escola dos bichos" leitura e comentário sobre o livro.
*Apresentação do slide sobre -avaliação no nosso dia- a- dia para que serve? avaliação no contexto escolar, avaliação que precisamos prova, portfólio,etc.

1. O QUE É AVALIAÇÃO
No meu modo de ver é verificar nível de aprendizagem, sondar meu trabalho, verificar o meu trabalho se está coerente com o grau de dificuldade do meu aluno ou com a relidade da turma, é fazer uma sondagem. Avaliação no contexto escolar, deve aparecer no dia-a-dia na escola, a avaliação deve transcorrer naturalmente com tranquilidade não algo imposto como prova que você sabe mostrar através da prova.

2. PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO?
Serve para medir, verificar, sondar, analisar, diagnosticar, mudar conceitos, obseervar, refletir acerca do fazer pedagógico. Serve para aprendizagem, serve para que conheçamos o nosso aluno até que ponto ele avançou e serve também para reformular minha avaliação, redirecionar o meu fazer pedagógico

3. De QUAL AVALIAÇÃO PRECISAMOS?
Auto avaliação do professor, social, flexível e reflexiva. A avaliação que precisamos envolve a escola, alunos e todos os professores e vai além da escola abandonar a enfâse na nota mais ela vai existir de forma formativa e avaliativa.A avaliação que precisamos usam prática para encorajar os alunos.

O professor pode avaliar o seu aluno de diversas formas sem se ater a prova em si. ele pode usar procedimentos variados como( entrevistas, observação, portfólio, auto-avaliação,avaliação por colegas, registros reflexivos, e até mesmo a prova). A prova em si, prova muito pouco sobre o aprendizado do meu aluno, não dando a ele a oportunidade de opinar sobre o que ele acha etc, por questão de tempo e normas, notas exigidas pela escola.

Nenhum comentário: