terça-feira, 18 de novembro de 2008

Fascículo 1 retratos de sala de aula

Em uma situação de sala de aula para alunos das 7ª séries a professora fez algumasperguntas sobre o futuro mais em forma de entrevista e o que ela pretendia e dar alguns passos para que eles desenvolvesse um texto com coesão e coerência mais não foi feliz com os textos obtidos porque todos responderam apenas as perguntas.
O que houve foi a falta de comunicação e entendimento entre eles, houve a falta de passar regra desso jogo dialógico? a professora deveria ser clara ao pedir a atividade, contribuindo para que houvesse êxito no que ela desejaria realizar. Ela deveria explicar e mostrar os tipos de textos existentes como: narrativo, descritivo, dissertativo, etc. Faltou trabalhar textos para formar idéias na cabeça deles deveria mostrar o caminho para uma boa produção de texto. Apenas faltou a clareza no que ela queria receber deles.

Nesse encontro foi realizado uma dinâmica onde os participantes observaram várias figuras diferentes como: propaganda de combate a dengue, pintura de pintores famosos, pessoas catando lixo,etc. Um componente do grupo dizia o que realmente achou da gravura exposta.

O objetivo da aula creio que era para enriquecer a nossa forma pedagógica, mostrando que as gravuras também é um texto que traz impressões e idéias para uma possível produção de texto, pois as imagens também é uma forma de comunicação visual.

Aprendi com essa aula que o texto não é apenas escrito como uma narração, dissertação etc., mas ,texto é qualquer unidade significativa, realizada tanto pelo código verbal como pelo não- verbal..É uma unidade linguística. "que faz sentido". Mas para que os textos façam sentido, tanto do ponto de vista comunicativo interacional, têm que haver duas características textuais básicas: a coesão e a coerência,pois, define o que é adequado ou não dequado na organização da textualidade incluindo os aspectos gramaticais.

Nenhum comentário: