terça-feira, 18 de novembro de 2008

Incrível Mais aconteceu comigo

Uma experiência que tive em sala de aula


Tive uma experiência ilária, foi quase igual a da professora do retrato de sala do fascículo 1, onde ela colocou em forma de entrevista perguntas, com a finalidade que eles não respondessem mais que fizessem uma produção textual.
Nesse ano teve as olimpíadas da Língua Portuguesa onde os alunos das 8ªs participariam. O que foi proposto foi uma entrevista onde eles relatariam sobre memórias literárias sobre a cidade onde eles habitam" Santa Maria". Fiz um questionário por conta própria para eles perguntarem e além das questões que propûs, disse a eles que poderiam fazer outras que não estavam ali, mas que eles gostariam de perguntar. A finalidade desse atividade e que coletassem o máximo possível de informações e através das respostas dadas montassem uma produção em 1ª pessoa, se colocando no lugar desse morador mais antigo que sofreu desde o início da contrução da cidade. Expliquei toda atividade em sala de aula o que fariam e o que eu queria que eles fizessem após a coleta de dados. Para minha surpresa teve alunos que me entregaram somente as respostas das perguntas da entrevista, sabendo que o objetivo do projeto lançado nas escolas eram que os alunos produzissem uma redação, onde a melhor seria premiada pela fundação educacional.
Só não fui infeliz como a professora do fascículo 1, porque criei regras, expliquei passo a passo como desenvolveria essa atividade.Teve alunos que produziram excelentes textos, mas, porque eu ja estava trabalhando com eles alguns genêros que aprendi no curso, apesar da série, temos que trabalhar todos os tipos de genêros litérarios, mostrando a vastidão do mesmo, como textos jornalísticos,bula de remédio, entrevista, textos publicitário e outros ,mesmo que pareçam ser bobos, porque eles não tem idéias formadas, devemos despertar neles o gosto pela leitura, mesmo que seja uma história em quadrinho, porque depois, eles sentirão necessidade de algo mais.
Essas aulas mudaram meu comportamento diante da didática que eu abordava em sala de aula. Hoje procuro trabalhar mais com textos que fazem parte da realidade deles, como os que estão na mídia, a gente discute, todos opinão e começa a nascer neles idéias que futuramente ajudarão na produção de texto

Nenhum comentário: