quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Quadro Real do ensino nas escolas brasileiras
As escolas brasileiras o que ainda se encontra é uma prática pedágogica de ensino da língua que revela pouca ou nenhuma influência de toda essa nova abordagem do fenômeno da linguagem. Os professores formados há mais de vinte anos aprenderam a considerar a língua como fenômeno homogêneo. Diante das novas propostas das diretrizes e base e correntes linguísticas, a reação de muitos é de espanto e rejeição total. Já os formados recentemente que entram em contato com a nova proposta, porém ao atuar disposto a renovar o ensino da língua, a luta contra as estruturas desse sitema burocrático acaba por frutar muitos deles, pois os pais, a comunidade e a própria escola exigem que se segue a forma tradicional de ensino, do mesmo modo que eles aprenderam.A escola impõem que a língua seja norma culta voltada para o ensino da gramática. Análise gramatical e o que os nossos alunos precisam é de ler e escrever e oferecer condições para o letramento, deve se priorizar a leitura como base de tudo, com leituras utilizando os genêros tipológicos,assim também como a escrita, porque é com muita leitura e escrita que se aprende e não se reduzir simplesmente as " aulas de gramática", pois temos hoje alunos terminando o nível médio que não tem base nenhuma para uma boa interpretação de texto, e quando se pede uma redação, eles não tem base para escrever de forma coerente, com argumentação, que é o mais necessário nessa caminhada da vida acadêmica.
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