" Os genêros não são entidades naturais como as borboletas, as pedras, os rios e as estrelas, mas são artefatos culturais contruídos historicamente pelo ser humano".
( MARCUSHI)
Aula começou com o ' carteiro chegou" a carta era para o ursinho, a bruxa recebeu um encarte publicitário ( genêro textual)
Chegou a uma casa gigante ( entregou para ele um cartão postal)
Chegou a um castelo levando uma carta para Cinderela ( carta comercial Editora - carta genêro textual e romantico)
Carta para Lobo mal ( carta comercial - advogado de chapeuzinho porque ele tomou a casa da vozinha e também dos três porquinhos.
Ultima casa festa de Cachinhos dourados ( genêro cartão de aniversário, chapeuzinho vermelho que mandou com um dinheirinho)
Conto do livro Carteiro da Comarca "Janeet & Allan " 7 fases dos contos de fadas.Ed. Moderna.
Bakhitin define o gênero textual do discurso como tipos relativamente estáveis de enunciados constituídos historicamente e que mantêm uma relação direta com a dimensão social é bem expandido. O genêro tem formato.Tipos de genêros textuais da era digital como chats, bate papo,email, horóscopo,poema, manual de instrução, bula de remédio, receita culinária, gibis, fábula, contra cheque,conta de luz, extrato bancario, etc. Em todos esses genêros também está realizado tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo realize dois ou mais tipos, um complementa o outro
Tipos Textuais=construção interna, interior do texto, sequência de natureza linguística e é bem limitado como:
* narrativo- sequências temporais(advérbios,verbos no passado)
* descritivo- sequência de localização( verbo ser, estar, parecer, adjetivos)
*injuntivo- sequência imperativa.
*expositivo- sequência Analíticas ( sequência na análise)
*argumentativo- sequência contrativas, explícitas (argumento, contra argumentação).
Nessa aula foi analisado um texto Jornalístico de Josias de Sousa.
Calma José
A Festa não Começou
Esse texto jornalístico tem formato de poema ,mas é um artigo de opinião( está fazendo uma intextualidade.Função crítica da política, Artigo opinião da folha de São Paulo. Tem um genêro Funcional (artigo de opinião) com o formato de outro (poema)
CONCLUSÃO DESSA AULA
Nessa aula aprendi a distingui os gêneros e os tipos textuais, essa aula nos deu uma visão ampla para trabalharmos pedagogicamente em sala de aula, serve para ampliar o grau de letramento do meu aluno, oportunizando com textos reais do dia-dia-deles, como levar para sala jornal onde voce encontra cruzadinhas, piadas, tiras, horóscopos, poesia e os artigos jornalísticos tratando de assunto do cotidiano. Fazendo isso estou proporcionando meios que os meus alunos adquiram para uma possível produção .
Os genêros orais são recebidos na televisão, rádio, novelas e ladainhas, rezas, embora eles foram escritos, mais é feito oralmente.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi,Elis!
Passei por aqui rapidamente! Volto depois para avaliar seu blog!
Abraços,
Adriana.
Postar um comentário